A escola EMEB Professor Barros, da cidade Guariba recebeu um laboratório de fabricação digital equipado com tecnologia avançada para práticas pedagógicas
Por: Sesi-SP
04/07/202410:52- atualizado às 11:38 em 04/07/2024
No dia 28 de junho, o Sesi-SP, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), inaugurou o Espaço Maker na escola EMEB Professor Barros, da cidade Guariba. O município paulista foi um dos vencedores da primeira edição do Programa Alfabetização Responsável (PAR) realizada em 2023.
A premiação reconheceu as cidades que se destacaram na alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o segundo ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2022.
Na ocasião, os 645 municípios paulistas foram avaliados. Os critérios para a premiação incluíram o desempenho dos alunos das redes municipais, sem a necessidade de inscrição por parte das prefeituras. Foram considerados dados públicos e fatores como o nível socioeconômico das cidades, com a avaliação técnica realizada com o apoio de entidades como Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Bem Comum e Canal Futura.
Além de Guariba, mais sete municípios estão sendo premiados com Espaços Maker completos, fornecidos em regime de comodato e acompanhados pelo suporte de um instrutor do Sesi-SP. Esses laboratórios de fabricação digital são equipados com tecnologia avançada para práticas pedagógicas, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos interdisciplinares, ampliem suas experiências de aprendizagem e cultivem a criatividade e o espírito colaborativo.
Sobre o PAR
A premiação faz parte do Programa Alfabetização Responsável (PAR), uma iniciativa gratuita que visa apoiar os municípios paulistas na alfabetização na idade certa. A ação é parte do Sesi para Todos, conjunto de soluções educacionais da rede que, desde 2022, coloca à disposição das escolas públicas toda sua expertise em educação, a partir das necessidades dos municípios parceiros.
O programa oferece formação para professores e novos recursos pedagógicos para potencializar o desenvolvimento da leitura e escrita entre crianças da educação infantil (4 e 5 anos) e dos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º e 2º anos).
Para mais informações sobre o Prêmio PAR e o Programa Alfabetização Responsável, as prefeituras interessadas podem visitar a página oficial do Sesi para Todos e entrar em contato com o Sesi-SP.