O que está buscando?

OFICINA NO SESI MATÃO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS COMO MEIOS DE LEITURA

Em um encontro descontraído e despojado, a mediadora Benita Prieto propõe que os participantes compreendam as múltiplas linguagens literárias e como elas, à medida que se desenvolvem, tornam-se complementares

 Por: Núcleo de Gestão de Conteúdo e Criação
25/09/201710:46- atualizado às 10:46 em 25/09/2017

São Paulo, setembro de 2017 – No dia 10 de outubro, terça, às 14h, o SESI Matão realiza a oficina literária Leitura Digital, Leitura Sem Fronteiras, mediada pela produtora cultural Benita Lamas. Com um misto de tradição e contemporaneidade, o encontro analisa a importância dos meios digitais para a formação de novos leitores. Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi.
O que são e-readers? Como posso ler o meu livro favorito em um tablet? Como utilizar um computador portátil, ou mesmo o meu smartphone? Estes são alguns questionamentos levantados na oficina Leitura Digital, Leitura Sem Fronteiras, mediada por Benita Prieto. Com o intuito de despertar no público a curiosidade e o hábito pela leitura nos meios digitais, a oficina não só desmistifica as dificuldades destas plataformas, como estimula a beleza das múltiplas linguagens.
Benita mostrará ao público que o ciberespaço possui um mundo de possibilidades, na literatura clássica e contemporânea, e aposta em dinâmicas que estimulem a interação entre os participantes. Só assim é possível focar no desenvolvimento da linguagem no meio digital, mostrando que as plataformas, físicas e digitais, possuem não só nuances e diferenças, mas também elementos complementares capazes de auxiliar na formação de um leitor crítico.
A mediadora propõe entender os novos suportes que a evolução tecnológica apresenta e assim desconstruir mitos e medos. Enfatiza que estas mídias são uma importante extensão e que complementam a leitura no papel, uma vez que são portáteis, leves, compactos e independem de um lugar específico para utilização. Entendendo que os equipamentos digitais podem ser grandes aliados para o estímulo literário, Benita traz na oficina, de maneira instigante e didática, esclarecimentos e oportunidades sobre essa nova linguagem.


Sobre a autora

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1982). Fez especializações em Literatura Infantil e Juvenil e em Leitura: Teoria e Práticas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Literatura. É contadora de Histórias do Grupo Morandubetá, desde 1991, com mais de duas mil apresentações por todo o Brasil e países como Espanha, Portugal, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Cuba, Argentina e Moçambique.

Sobre o Oficinas Literárias

Idealizado pelo SESI-SP como mais um projeto de democratização e ampliação ao acesso à cultura em suas diferentes linguagens e tendências artísticas, o Oficinas Literárias tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura. O projeto se diferencia não apenas por difundir a literatura, mas por promover a interação do público com os diversos protagonistas responsáveis pela sua elaboração, como escritores, ilustradores, cartunistas e contadores de história.

SERVIÇO
Local: SESI Matão - R. Marlene David dos Santos, 940 - Jardim Paraíso III - Matão/SP
Datas e horários: 10 de outubro, às 14h
Duração: 3 horas
Classificação indicativa: A partir dos 12 anos
Informações:  (16) 3383-9150
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Leia também