Trabalho do fotógrafo Mateus Avila registrado na Praia de Jericoacoara fica exposto até o dia 16 de outubro. A entrada é gratuita.
Por: Sesi Matão
16/08/201909:29- atualizado às 09:30 em 16/08/2019
Conhecido como Terra da Luz, em uma alusão a grande quantidade de dias ensolarados no ano, o Estado do Ceará serviu de inspiração para o trabalho do fotógrafo Mateus Avila, que pode ser conferido no Sesi Matão. A exposição Encantos do Sol Cearense faz parte do projeto Exposições Itinerantes e fica em cartaz de 16 de setembro até o dia 16 de outubro, com visitação de terça a sexta, das 13h às 19h e aos sábados, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
O vilarejo tranquilo da Praia de Jericoacoara, no município de Jijoca, o mais setentrional do Ceará, por sua localização peninsular, é um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ver tanto o sol nascente quanto o poente sobre o mar, por isso um dos maiores prazeres da vila é apreciar o movimento solar. Durante três meses, o paulista Mateus Avila teve uma rotina um pouco diferente da qual estava acostumado, no caos da cidade grande. Todos os dias saía em busca de lugares tranquilos para apreciar e registrar esses fenômenos que, normalmente, proporcionam minutos mágicos e inesquecíveis, mas passam desapercebidos em sua terra natal.
O resultado do trabalho expõe as belezas naturais do Estado nordestino e o estilo de vida de quem tem a sorte de viver apreciando as coisas simples da vida. Na lente de Avila, sol e praia ganham uma nova perspectiva capaz de transportar o visitante ao paraíso cearense.
Sobre o fotógrafo
Mateus Avila da Silveira (1984) formou-se em Cinema em 2009. Dirigiu a fotografia dos curtas-metragens Quebra Corrente (2009) e Pacobá (2010). Desde 2008, realiza pesquisas com registros documentais em fotografia e vídeo de grafite, street art, costumes e conhecimentos populares em São Paulo e em vários Estados do Brasil, como Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Ceará. Em 2010, com o apoio de parceiros, criou o canal web independente Coletivo.tv, que hoje armazena mais de 100 minidocumentários, clipes e vídeos experimentais. Realizou os documentários Brasil em Wynwood, que conta a experiência de brasileiros no evento Art Basel Miami, e II GFA . DOC – Documentário da II Bienal Graffiti Fine Art, parte integrante do livro Graffiti Fine Art, publicado pela SESI-SP Editora.
Sobre as Exposições Itinerantes
O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.