A obra A Fila dos artistas Beto Silva e Grego ocupam grande extensão do muro do Sesi Matão
Por: Sesi Matão
23/05/201916:21- atualizado às 16:21 em 23/05/2019
O muro externo do centro escolar do SESI Matão expõe a obra A Fila, dos grafiteiros Beto Silva e Grego. A pintura faz parte do projeto Ocupação Artística no SESI-SP e fica aberta para visitação gratuita do público até o dia 30 de junho de 2019.
Misturando técnicas do grafite e da assemblagem, o painel, com quase 75 metros, representa uma enorme fila onde dezenas de pessoas esperam, umas atrás das outras para alcançar um objetivo. Para descobrir o motivo da espera de tantos personagens, o visitante deverá se dirigir até o começo da fila.
A Fila invoca essa situação muito comum no cotidiano de algumas pessoas e traz uma reflexão sobre a ordem e a dominação dos corpos, mas também sobre os pequenos movimentos de resistência a essa lógica, evidenciados na diversidade de pessoas e situações que aparecem na cena. Um aglomerado de gente, a fila é um espaço amostral que escancara as diversas facetas do humano – sua porção obediente seguidora de ordens e sua porção criativa, que busca uma maneira autêntica de estar ali.
Sobre os artistas
Beto Silva e Grego são grafiteiros paulistanos. Enquanto Grego possui um traço caricato, pintando personagens coloridos em ambientes lúdicos e imaginativos, Beto busca a inspiração no cotidiano da vida simples, pintando personagens que refletem situações corriqueiras do dia-a-dia, na observância do comportamento humano. Juntos, os trabalhos criam uma estética impar e interessante.
Sobre o projeto Ocupação Artística no SESI-SP
A Fila faz parte do projeto Ocupação Artística no SESI-SP, no qual espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências artísticas produzidas em diversas técnicas e materiais. Criada em 2013, a iniciativa promove o contato do público com novas linguagens artísticas, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação. Além disso, propicia o contato direto do espectador com o artista, que poderá acompanhar o processo de criação e construção da obra.